Formas de atendimento
O Procon-Pr disponibiliza diversos canais de atendimento:
Orientamos que utilize nossos canais online, pois é fácil e prático e você pode fazer o registro da sua casa!
CONSUMIDOR.GOV.BR - Você pode reclamar do seu computador ou baixar o app em seu celular. Mais de 1000 empresas participam, entre elas operadoras de telefonia, TV a cabo, varejo, lojas online, bancos, entre outros. Caso a empresa não esteja no consumidor.gov.br, utilize os canais abaixo:
FAÇA AQUI SUA RECLAMAÇÃO - caso a empresa contra a qual deseje reclamar não esteja cadastrada no consumidor.gov.br. Você pode fazer o registro do seu celular ou computador.
Vista de Processos
Pedidos de vista deverão ser encaminhados para o seguinte e-mail: vista@procon.pr.gov.br
Certidão de Violação aos Direitos do Consumidor - CVDC
O PROCON/PR expede Certidão de Violação dos Direitos do Consumidor com base nos procedimentos administrativos registrados nos seus bancos de dados.
O fornecedor deverá solicitar a certidão EXCLUSIVAMENTE através do e-mail certidao@procon.pr.gov.br.
Quando da solicitação, favor inserir no campo informar no campo “ASSUNTO” o nome do fornecedor/empresa e no texto do e-mail informar telefone para contato.
Quando da solicitação, favor inserir no campo “ASSUNTO” o nome do fornecedor/empresa e no texto do e-mail apresentar as seguintes informações:
1) firmas ou razões sociais dos antecedentes da requerente nos últimos cinco anos;
2) firmas ou razão social atual da requerente;
3) nome fantasia;
4) endereço completo;
5)tipo de firma ou sociedade;
6) data do início do negócio;
7) ramo da atividade;
8) espécie da atividade;
9) número e data do registro na JUCEPAR:
10) cnpj/cpf;
11) nome do requerente e cargo que exerce na empresa e
12) telefone para contato.
Deverão também, no mesmo ato, ser anexados ao e-mail os seguintes documentos:
A) contrato social com última alteração autenticado e atualizado ou Certidão simplificada;
B) comprovante de inscrição e de situação cadastral no Cadastro Nacional Da Pessoa Jurídica – CNPJ atualizada;
C) procuração (se a solicitação for realizada por terceiros).
O prazo de entrega das certidões é de 05 (cinco) dias úteis, contados da data em que o requerimento foi realizado, desde que a documentação esteja completa. Informamos que se a retirada da certidão for ser realizada por terceiro, será necessária à apresentação de autorização em nome daquele que vier buscá-la ou procuração, exceto se este já tiver apresentado um desses documentos do requerimento. No ato da retirada, deverá também ser apresentado documento de identificação com foto (RG, CNH, OAB, etc.).
A validade das certidões é de 30 (trinta) dias.
O documento solicitado no item “A” terá validade pelo período de 01 (um) ano. Se o fornecedor fizer outras solicitações para emissão de certidão nesse período, deverá apenas apresentar o requerimento, via e-mail, o comprovante de inscrição e de situação cadastral no Cadastro Nacional Da Pessoa Jurídica – CNPJ atualizado e autorização ou procuração, se for o caso. Ademais, caso haja alteração do contrato social durante o prazo acima mencionado, esta deverá ser apresentada.
Disque Procon
Pelo atendimento telefônico, o consumidor poderá esclarecer dúvidas ou solicitar orientação.
0800 041 1512 (aceita somente ligações de telefone fixo)
(41) 3223-1512 (aceita ligações de telefone fixo e móvel)
Atende das 8:30 às 17:30 horas, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.