Faça aqui a sua reclamação!
O Procon/PR, orienta que os consumidores utilizem - prioritariamente - a plataforma consumidor.gov.br. Caso a empresa contra a qual o consumidor deseje reclamar não participe da plataforma, deverá ser utilizado o formulário abaixo.
ATENÇÃO:
Consumidor, se dados obrigatórios não sejam preenchidos, sua reclamação não será registrada no banco de dados deste Procon/PR.
Não serão registradas/tratadas reclamações que não estejam acompanhadas dos documentos abaixo:
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Documentos pessoais (do consumidor e procurador, se for o caso), como RG e CPF
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Documentos que comprovam a relação de consumo, como notas e cupons fiscais, contratos, pedidos, folhetos ou anúncios publicitários, rótulo ou embalagem, recibos, boletos bancários, comprovantes de despesas médicas, ordem de serviço etc
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Endereço correto e completo do fornecedor.
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Procuração, caso o consumidor seja representado.
O relato do que aconteceu deverá ser bem detalhado, contendo: data da compra/contratação, números de protocolo, descrição do produto/serviço, entre outros dados importantes.
Deverá ser formulado um pedido (que tipo de solução que se pretende, por exemplo, troca de produto, devolução de quantia paga, cancelamento do contrato, entre outros).