Logomarca

  • Facebook
  • Twitter
  • RSS
  • Agora é Lei Aplicativo
  • Convite evento Paraná Cidadão

Notícias

03/04/2017

Procon-PR orienta consumidores sobre as novas regras de cartões de crédito

Em razão da entrada em vigor - nesta segunda- feira – das novas regras do cartão de crédito, os procons de todo o país, preocupados com as dúvidas que possam surgir, orientam os consumidores.

A partir de agora, o consumidor não vai mais poder continuar pagando o valor mínimo todos os meses (pagamento no rotativo) caso não consiga quitar integralmente o valor na data do vencimento.

Caso pague somente o mínimo naquele mês, na próxima fatura, ou próximo ciclo, o valor restante, acrescido de juros e encargos comporão um financiamento a ser oferecido pelos bancos.

O consumidor deverá ficar atento e exigir do fornecedor informações sobre as condições deste financiamento, tais como o valor das parcelas, o número de meses e os encargos cobrados pelo mesmo.

Além disso, caso o limite do consumidor não tenha sido integralmente utilizado, poderá continuar a fazer compras, que serão debitadas na próxima fatura.

Assim, no vencimento da mesma, o consumidor deverá quitar as parcelas do financiamento e ainda as compras realizadas no mês, sistemática que poderá causar alguma dificuldade de entendimento por parte do cliente, avalia Claudia Silvano, diretora do Procon-PR, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos e Presidente da Associação Brasileira de Procons – Proconsbrasil.

O consumidor deve também ficar prevenido, pois se houver compras parceladas a serem debitadas em sua fatura, além das parcelas do financiamento e das compras do mês, haverá ainda a cobrança destes valores nas faturas.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.