Notícias

10/01/2017

Procon-Pr realiza mais de 123 mil atendimentos em 2016.

O Procon-Pr, departamento vinculado à Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, realizou, no ano passado, aproximadamente 92 mil atendimentos, por telefone, e-mail e pessoalmente.

Além disso, foram realizados ainda 31.572 registros pela plataforma consumidor.gov.br, serviço público que possibilita a interlocução direta entre consumidores e fornecedores através da internet e é gerenciado pelo Procon-PR.

Dos 92 mil atendimentos, a maioria foi realizada por telefone, momento em que os consumidores paranaenses buscaram informações sobre seus direitos e deveres nas relações de consumo.

Somente nos canais preliminares de solução de conflitos disponibilizados pelo órgão, bem como pela plataforma consumidor.gov.br, aproximadamente 80% dos consumidores teve sua demanda resolvida, o que é bastante positivo, avalia a diretora do Procon-Pr, Claudia Silvano, já que a reclamação é solucionada num prazo médio de 10 dias.

Foram realizadas ainda 9767 audiências de conciliação buscando uma solução para as reclamações apresentadas pelos consumidores.

Em relação ao ano de 2015, houve um aumento de 8% ou cerca de 11 mil atendimentos e entre os segmentos mais reclamados, telefonia e bancos ocupam as cinco primeiras posições.

Tabela
Tabela 1
Tabela 3

Número de atendimentos por fornecedor em 2016

• Foram considerados os fornecedores que tiveram mais de 100 atendimentos no ano.
• Os números acima se referem ao total de atendimentos por fornecedor, o que inclui informações, atendimento preliminar e abertura de processo administrativo.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.