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Em 2015, o PROCON-PR Realizou 86 mil Atendimentos aos Consumidores Paranaenses

Os Procons de todo o país divulgam nesta segunda-feira (1º), em conjunto com a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), o Boletim Sindec 2015.

A publicação apresenta uma breve análise sobre as demandas de consumo levadas aos Procons que são integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) durante o ano de 2015.

O Boletim Sindec permite à sociedade o acesso a informações sobre as empresas mais demandadas nos órgãos públicos de defesa do consumidor e os principais problemas apresentados, de forma a orientar o consumidor na escolha de produtos e serviços.

Além disso, incentiva os fornecedores a aprimorar o atendimento ao consumidor, a qualidade dos produtos e serviços ofertados, e garante o permanente controle social sobre o mercado de consumo, com vistas a seu aperfeiçoamento.

O PROCON-PR, realizou no ano passado, aproximadamente 86 atendimentos aos consumidores paranaenses e entre os assuntos mais reclamados estão telefonia Fixa, celular e TV por assinatura e bancos e administradoras de cartões de crédito, que continuam ocupando os primeiros lugares no ranking de reclamações.
Entre as principais empresas reclamadas estão:

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De acordo com Claudia Silvano, diretora do PROCON-PR, “houve um aumento no número de atendimentos em relação ao ano anterior de aproximadamente 7%. Todavia, o índice de resolutividade é bastante significativo, chegando aos 85%, o que demonstra uma mudança de comportamento por parte do fornecedor”. E essa mudança, avalia a diretora, é sem sombra dúvida, estimulada pela conduta do consumidor, que cada vez mais procura e exige seus direitos.
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