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Curso Virtual para o Jovem Consumidor - Julho 2012



ATENÇÃO: Inscrições encerradas. As vagas disponíveis para o Estado do Paraná foram preenchidas.


É destinado aos jovens com o objetivo de capacitá-los a tomar decisões de forma mais madura e refletida nas situações de consumo que permeiam o seu cotidiano.

O curso é virtual visa viabilizar o acesso aos processos de aprendizagem, independentemente das limitações geográficas, representando uma inovação e ampliação dos instrumentos de capacitação da Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC).

O curso, que integra o projeto “Consumidor EducAção: Curso Virtual para o Jovem Consumidor”, do Ministério da Justiça, é gratuito e será ministrado pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor , via internet. O acesso será por meio de login e senha, a serem encaminhados ao e-mail informado pelo aluno, após confirmação da inscrição.

Os módulos do curso englobam uma variedade de temas de defesa do consumidor e de interesse dos jovens, tais como: saúde e higiene; ensino particular; internet e redes sociais; educação financeira; consumo sustentável; dentre outros. As informações são organizadas em linguagem acessível e direta.

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3219-7428 ou pelo e-mail: cursoprocon@procon.pr.gov.br .


Passo a passo sobre o curso

Público Alvo: o curso é voltado para os consumidores jovens, tendo em vista que a linguagem é direcionada para esse público, embora o curso esteja disponível para consumidores de todas as idades.

Pré-inscrições:
dias 27 de julho a 9 de agosto de 2012.
O PROCON-PR só receberá pré-inscrições de moradores do Estado do Paraná. Os moradores de outros Estados devem dirigir-se ao Procon mais próximo de sua residência.

Período de Aula: inicia no dia 18 de setembro e termina em 6 de novembro de 2012.

Carga Horária: 60 horas/aula.


Perguntas e Respostas

1) Como o consumidor irá acessar o curso?
   Para iniciar o curso o aluno deverá acessar o site: http://endcead.ip.tv, a partir do login e senha que serão encaminhados por e-mail.

2) Caso o consumidor não tenha recebido o login e a senha por e-mail, como deverá proceder?
   Caso o consumidor não tenha recebido a senha de acesso, ele deverá seguir os seguintes passos:
   1- desbloquear o anti-spam do seu provedor de e-mail para recebimento de mensagens do domínio @infoseg.gov.br
   2- acessar a rotina "esqueci minha senha" e solicitar o reenvio da mesma.
  3- Se estes procedimentos não resolverem o problema, ele deverá criar outro e-mail, (de outro provedor) para viabilizar o recebimento das mensagens.     Dessa forma, encaminhe o novo e-mail para a Escola Nacional de Defesa do Consumidor endc@mj.gov.br para providenciarmos a correção no cadastro e o reenvio da senha.

3) Quais os programas necessários para acesso ao curso?
  Para o acesso correto dos conteúdos, os navegadores (Internet Explorer, Firefox...) precisam estar atualizados, pois é necessário executar funções Javascript a todo momento. Além disso, como a interface utilizada é o Flash, o plug-in para cada navegador também precisa ser atualizado. Essas atualizações são feitas pelos fabricantes dos softwares para aumentar a segurança dos usuários.
  Dessa forma, caso o aluno não tenha esses programas ele deverá seguir os seguintes passos:
  Acessar http://endcead.ip.tv, clicar em "Requisitos Necessários para Navegar no Sistema" e seguir as orientações para instalar o Java e o Flash.
  O aluno também pode fazer a instalação dos programas a partir dos sites www.adobe.com.br e www.java.com . Depois de instalados os dois programas, o  aluno deve reiniciar a máquina e tentar novamente o acesso.

4) Quais atividades são necessárias para a realização e conclusão do curso?
   Cada aluno terá o suporte de um tutor, que o orientará desde o início do curso informando-o sobre todas as etapas necessárias para a conclusão, que são:
   a) leitura do manual do aluno;
   b) leitura de todos os módulos;
   c) participação dos exercícios propostos ao final de cada módulo;
   d) contribuição em pelo menos 3 fóruns; e
   e) realização da avaliação final.

5) Será entregue algum documento que comprove a participação do consumidor no curso?
  Sim. Todos os alunos que concluírem e forem aprovados no curso receberão um certificado, que será disponibilizado no ambiente virtual para impressão.



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