Logomarca

  • Facebook
  • Twitter
  • RSS
  • Agora é Lei Aplicativo

Golpes por Mensagem de Celular

Fique atento a golpes por mensagem de celular

Consumidores estão sujeitos a novas modalidades de golpes a todo instante. Além da internet, os golpistas utilizam os celulares para cometer fraudes. Para evitar que o consumidor caia nesse tipo de armadilha, o Procon-PR sugere algumas dicas que podem ser adotadas contra os golpes por mensagem de celular.
Golpes por mensagem
Diariamente, pessoas recebem mensagens de celular que avisam ao usuário que este ganhou algum prêmio, como um aparelho celular, por exemplo. Isso pode acontecer após o consumidor passar dados pessoais a estranhos. É aí que se deve ficar atento, afinal, a distração ou ingenuidade podem fazer com as pessoas caiam em golpes que venham prejudicá-las. “Infelizmente, nem todo mundo tem acesso às informações na mídia. Há sempre notícias relacionadas ao assunto, inclusive orientação da própria polícia”, esclarece a coordenadora do órgão, Claudia Silvano.

Ao receber uma mensagem pelo celular com aviso de premiação, é importante ter cuidado ao ler. Se o texto diz que o consumidor participou de uma promoção, basta lembrar se realmente fez a inscrição. Caso não tenha feito, desconsidere a mensagem e não retorne para o número que enviou o aviso. Outra dica é desconfiar de números pertencentes a outros estados. Se a promoção se refere, por exemplo, a concursos veiculados por emissoras de televisão do Ceará, por que alguém de Curitiba faria a ligação?

No entanto, se o consumidor caiu em algum tipo de golpe como esse, deve procurar uma destas delegacias: Delegacia de Crimes Contra a Economia e Proteção ao Consumidor (Delcon); Núcleo de Combate aos Ciber Crimes (Nuciber), Núcleo de Repreensão a Crimes Econômicos (Nurce) ou a delegacia de polícia mais próxima.

Recomendar esta página via e-mail: