Logomarca

  • Facebook
  • Twitter
  • RSS
  • Agora é Lei Aplicativo

Conta Eletrônica

Conta eletrônica é opção para quem prefere movimentar conta corrente pela internet

O consumidor poderá utilizar um novo tipo de conta corrente onde não há cobranças por tarifas. Na chamada “conta eletrônica” as movimentações são feitas somente por meios eletrônicos como celular, telefone fixo, caixa eletrônico e internet. Desde o dia 1º de março os bancos estão autorizados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) a ofertarem tal serviço. A nova conta amplia as opções de movimentação disponíveis gratuitamente para o consumidor. Acaba, por exemplo, com a limitação de apenas quatro saques, dois extratos e duas transferências mensais. Agora, se o cliente bancário utilizar outros meios para movimentar sua conta, como guichê de caixa, correspondente bancário ou atendimento telefônico com auxílio de telefonista, poderão ser cobradas tarifas por cada operação. Mas, se os meios eletrônicos não estiverem disponíveis por qualquer problema técnico, a cobrança pelo uso de outros canais não poderá ser feita.

Desvantagens
A parcela de clientes bancários que usa cheque como frequente meio de pagamento não será beneficiada com a conta eletrônica. Isso porque, nela, o cliente não tem direito ao fornecimento de folhas de cheque. Além disso, a falta de segurança nos meios alternativos é um dos itens mais sensíveis. No ranking do Banco Central de reclamações feitas pelos consumidores em janeiro de 2011, a segurança desses meios aparece como o 4º mais reclamado.

Serviços Essenciais
Outro tipo de conta oferecida gratuitamente ao consumidor é aquela com a cesta dos Serviços Essenciais. Nesse tipo de modalidade, o cliente tem a possibilidade de realizar um número limitado de operações e acessar determinados serviços. O pacote engloba oito itens, entre eles o fornecimento de dez folhas de cheques por mês. Todos os bancos devem obrigatoriamente oferecer o pacote de Serviços Essenciais para os seus clientes. Considerado uma conquista dos consumidores, os bancos ainda resistem em oferecê-lo ou mesmo divulgá-lo.

Escolha
Para que o consumidor escolha a conta que mais se adapta às suas necessidades o Procon-PR recomenda que seja feita uma análise do extrato consolidado do ano anterior, no qual estão discriminadas todas as tarifas que foram cobradas. Após conferir esse extrato, poderá observar quais os serviços que pagou e quais realmente utilizou. Compare nesta tabela os serviços oferecidos pela conta eletrônica e pelo pacote de serviços essenciais.

Serviço
 Conta Eletrônica Serviços Essenciais
Saque em dinheiro Limitado -
caixa eletrônico
4 por mês – guichê do caixa ou caixa eletrônico
Extrato impresso contendo movimentação do mês Ilimitado internet 2 por mês – guichê do caixa ou caixa eletrônico
Depósito em dinheiro ou cheque Somente caixa eletrônico Caixa eletrônico ou guichê do caixa
Transferências entre contas do mesmo banco limitado 2 por mês – guichê do caixa, terminal de atendimento e/ou pela internet
Transferências entre contas dos demais bancos (DOC/TED) limitado Não Incluso
Atendimento na agência Não Incluso Incluso
Fornecimento de folhas de cheque Não Incluso 10 por mês
Consultas pela internet limitado limitado
Cartão de débito Incluso Incluso
Fornecimento de extrato consolidado do ano anterior, discriminando as tarifas cobradas mês a mês Incluso Incluso
Recomendar esta página via e-mail: