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Formas de Atendimento


O atendimento realizado pelo Procon-PR se restringe às relações de consumo entre consumidores - pessoa física e jurídica - e fornecedores, também pessoa física ou jurídica. Os consumidores que se sentirem lesados nas relações de consumo podem obter de simples orientações até a abertura de processo administrativo, desde que a reclamação esteja devidamente fundamentada, mediante a apresentação de comprovantes. tais como contratos, notas fiscais, pedidos, orçamentos, entre outros. 

IMPORTANTE: Tendo em vista as atribuições e competências dos Procons - órgãos administrativos - O PROCON/PR esclarece que pedidos de indenização por danos morais e/ou lucros cessantes, devem ser encaminhados através dos Juizados Especiais Cíveis ou Justiça Comum.


Reclamação pela internet - CONSUMIDOR.GOV.BR

Atendimento pessoal - FALA PROCON

Atendimento telefônico - DISQUE PROCON

Atendimento por carta - ESCREVA PROCON

Esclarecimento de dúvidas internet – PROCON RESPONDE




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